01
nov
11

ENTREVISTA LAURO SERGIO LIMA

O que é a filosofia do Feng Shui? Conte um pouco de sua história.

Podemos relacionar as origens do Feng Shui (vento e água) às origens do I Ching (Livro das Mutações). O grande sábio e governante  Fu Xi, que viveu por volta de 5500 a.C. na China. Durante sua época foi feita a descoberta de um instrumento esférico, com inscrições de constelações, que foi chamado Ho Tu. Fu Xi passou vários anos estudando o Ho Tu e, baseado nesses estudos e na observação da natureza ele criou os 8 trigramas e os 64 hexagramas do I Ching. As estruturas dos trigramas e dos hexagramas e o Ho Tu são as bases do Feng Shui contemporâneo. No século passado, escavações arqueológicas datadas de 4000 a.C. revelaram a utilização de instrumentos de Feng Shui.

Segundo a cosmologia chinesa, o universo, tal como o conhecemos, está em constante mutação através da ação das forças do yin e do yang. Yin e yang são dois princípios que se transformam mutuamente, indefinidamente. Os antigos mestres chineses estudaram minuciosamente as leis que regem essas transformações. Tais estudos serviram de base, não só para a arte do Feng Shui, mas para a acupuntura, o tai chi chuan, a fitoterapia, etc. A separação de yin e yang é a própria separação de céu e terra. Para o I Ching, o universo concreto divide-se em três níveis: céu, homem e terra. Céu simboliza o tempo, terra o espaço e o homem é a consciência que pode unir novamente céu e terra. Então, o Feng Shui é a arte milenar chinesa de harmonizar o homem com a terra. Ou seja, com as edificações.

Outro conceito importante na compreensão do Feng Shui é o de macrocosmo e microcosmo. O primeiro refere-se à totalidade, como o conjunto de todas as expressões do universo. O segundo refere-se à parte, que está dentro de um todo, o macrocosmo. Assim, o país é o macrocosmo e o estado o microcosmo; a cidade é o macrocosmo e o terreno o microcosmo; o terreno é o macrocosmo e a edificação é o microcosmo. Ou seja, o trabalho do praticante de Feng Shui é harmonizar o microcosmo do morador com o macrocosmo da moradia. E harmonizar o microcosmo da moradia com o macrocosmo do terreno. E assim por diante. O que permite a aplicabilidade das técnicas do Feng Shui é a existência de um princípio único. Por isso o Feng Shui está longe de ser um amontoado de superstições que trazem boa sorte e afastam a má sorte. Sua prática repousa numa profunda compreensão das leis que regem as transformações no universo. Sua eficácia depende da habilidade e do conhecimento de como colocar o morador em alinhamento com as transformações entre céu e terra, ou seja, entre o tempo (período de construção da casa) e o espaço (direcionamento do imóvel).

 O que comprova sua veracidade?

Pelo que foi dito na resposta anterior, há mais de 7000 anos os princípios de Feng Shui são aplicados na China. Inicialmente utilizado para os túmulos dos imperadores e posteriormente para as edificações dos vivos. Assim, existem gerações e gerações de ensinamentos, aplicações e comprovações. É claro que para se tornar um especialista no assunto requer bastante tempo e esforço. Sempre, em minhas palestras, quando o público não conhece o Feng Shui, compara Feng Shui à Acupuntura- pois os dois surgiram da mesma raiz. A Acupuntura, há 30 anos atrás, não tinha o menor crédito no ocidente. Mas hoje é reconhecida pelo Conselho Federal de Medicina do Brasil. Para mim, o Feng Shui, seria a Acupuntura no espaço construído.

O que fazer quando não há como mudar ‘uma porta de lugar’ por exemplo? Há como harmonizar este ambiente? Como?

Existem inúmeras formas de interferir na energia de um local construído. A mudança de porta é apenas uma delas. Muitas vezes as modificações de layout mudam completamente o caminhar da energia em uma casa, que pode resultar em prosperidade para seus moradores. Existem regras gerais do Feng Shui que podem ser aplicadas desde um dormitório até um shopping center. Mas para que essas modificações surtam efeitos consideráveis é necessário personalizar o estudo. Quando falo em personalizar refiro-me ao estudo da data de nascimento do proprietário (lembrando que devemos “alinhar céu, homem e terra). A data de nascimento revela a característica energética das pessoas. Suas facilidades e dificuldades. O que fazemos é comparar a característica energética da edificação com a característica energética da pessoa e harmonizá-las.

 O feng shui é aplicado apenas no ambiente? Ouvi dizer que pode ser aplicado também em pessoas. Como?

Como falei na resposta anterior, Feng Shui está dentro de uma concepção mais abrangente. Normalmente, o especialista em Feng Shui utiliza inúmeras ferramentas, inclusive de estudo dos traços fisionômicos e de personalidade das pessoas para harmonizá-la com o ambiente em que vive. Ou seja, harmonizá-la com a vida. Na nossa vida, cada decisão tem um impacto menor ou maior. Uma ferramenta muito importante que utilizo aqui em Fortaleza é a Estratégia Clássica Chinesa. O princípio da Estratégia Clássica é colocar a pessoa no tempo certo e no local certo, fazendo a atividade certa. O termo “certo” não está imbuído em nenhum juízo de valor, refere-se à harmonia.  

Algumas pessoas atribuem o Feng Shui ao Esoterismo. Há esta ligação?

Feng Shui é um sistema que está dentro do corpo de conhecimento e sabedoria do Taoísmo. Tradicionalmente os conhecimentos são passados de mestre para discípulo. Isto acontece para que os ensinamentos não sejam distorcidos ou mal utilizados. Atualmente, o ensino do Feng Shui é aberto. Dispensa qualquer tipo de iniciação ou adesão a qualquer filosofia. É claro que quem deseja se tornar “expert” no assunto deve conhecer todas as suas facetas.

Um pouco do histórico da escola e do professor que irá ministrar o curso.

Lauro Sérgio Lima (48 anos)

Arquiteto, formado pela Universidade Federal do Ceará, 1991

Desde 1998 dedica-se ao estudo de Feng Shui e Artes Chinesas sob supervisão de seu mestre que reside em Taiwan, Republica Popular da China

Sócio da Tiga Arquitetura, Estratégia e Feng Shui na cidade de Fortaleza

Já ministrou inúmeros cursos de Feng Shui e proferiu inúmeras palestras sobre Feng Shui, Estratégia e Artes Chinesas. Foi colunista durante 2 anos para o Jornal O POVO, de Fortaleza. Onde escreveu inúmeros textos direcionados para o leitor curioso sobre Feng Shui.

No seu escritório desenvolve projetos arquitetônicos, de ambientação e paisagismo baseados nas técnicas de Feng Shui clássico.

Presta consultoria de Estratégia Clássica Chinesa à profissionais liberais e empresários residentes em Fortaleza e outros estados do Brasil.

GEÍSA FRÖHLICH
SUB-EDITORA  DO “ESTILO DE VIDA”
(CULTURA, ENTRETENIMENTO E VARIEDADES)
JORNAL DO COMÉRCIO

COLUNA ‘DICAS E NOVIDADES



0 Respostas to “ENTREVISTA LAURO SERGIO LIMA”



  1. Deixe um comentário

Deixe um comentário


novembro 2011
S T Q Q S S D
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930  

Blog Stats

  • 120.181 hits